Um 2012 ABISMADO para todos nós (*)

[Fernando Carneiro]

A humanidade caminha rompendo limites. O impossível é apenas uma barreira a ser quebrada. Se é assim com a humanidade é assim com cada um de nós. E você, conhece seus limites? Respeita ou teme seus limites? Tenta superá-los ou faz deles barreiras intransponíveis?

O ano começa e é sempre hora de reavaliarmos nossas metas. E nessa hora podemos ter dois comportamentos distintos: o primeiro é ser econômico nos sonhos, nos desafios (esse é o melhor caminho para o comodismo); ou, em contrapartida, podemos ousar, exagerando nos sonhos, mas fazendo isso com serenidade e segurança. Em minha opinião, o caminho de quem não teme o futuro, de quem quer mudar.

Imagine-se subindo e descendode um prédio de 24 andares. Não pelo elevador nem pelas escadas, mas por uma corda. Na verdade descer e subir (nessa ordem) em rapel. Agora imagine que entre a descida e a subida há um mergulho (flutuação) de 30 minutos numa água cuja temperatura não ultrapassa 18º centrígrados. Tudo isso numa caverna escura, iluminada apenas por uma réstia, linda e fugidia, de luz do sol. Imaginou? Pois bem, agora você pode realizar esse desafio.

Assim é o “Abismo Anhumas”, seguramente o passeio mais radical das inúmeras atrações de Bonito, no MS. Um recanto encantado no centro oeste do Brasil, onde o solo calcário da região possibilita o aparecimento de um sem número de cavernas maravilhantes. Há pelo menos 180 delas. Algumas como a do Lago Azul de uma beleza indescritível. Mas sem a menor sombra de dúvidas é o abismo a sensação do local.

A aventura começa com uma descida de 72 metros (o equivalente ao prédio de 24 andares) cuja entrada é feita por uma pequena fenda. Depois de alguns metros numa espécie de paredão se abre uma nave tão enorme quanto bela. Impossível não fazer a analogia com um ventre, um útero natural feito em pedra calcária. E desse útero você sairá renascido. Não sem a dor do parto, no caso uma subida vertical onde você contará apenas com a sua própria força motriz.

Limites existem para ser superados. Essa é apenas uma das lições que você vai tirar desse abismo (denominação usada pelos espeleologistas para esse tipo de caverna). Entrando nesse recinto milenar temos a confirmação de que somos visitantes desse planeta. Se renova a certeza de que precisamos respeitá-lo. De que precisamos de uma relação saudável com a natureza. Cada pequeno gesto pode trazer consequências terríveis para o equilíbrio do ecossistema em que vivemos. Acredito realmente que podemos viver em harmonia com a natureza. Mas penso que essa relação salutar só será possível se tivermos uma relação mais humana entre os seres humanos. Precisamos urgentemente virar a página dessa sociedade destrutiva e consumista.
No caminho até a o Abismo Anhumas passamos por imensas plantações de soja. É o agronegócio avançando sobre a natureza. O lucro se impondo ao belo.

Sonhar torna possíveis nossos sonhos. Se podemosultrapassar nossos limites, podemos sonhar com um mundo justo e igual. Que em 2012 nossos limites sejam superados e possamos renascer para uma vida digna e humana, para todos.

Em homenagem aos monitores e instrutores do “Abismo” profissionais competentes, dedicados e irreverentes.

(*) o termo “Abismado”, aqui usado, significa “batizado em um abismo”.

Fernando Carneiro é historiador e dirigente do PSOL/PA

Anúncios

Uma resposta para “Um 2012 ABISMADO para todos nós (*)

  1. Fernando,
    Bom saber que existem pessoas que sabem admirar o belo da natureza, que nada nos custou. Obra do Ser Superior que vem sendo implacavelmente destruído em busca de um progresso ambicioso que, sem sombra de dúvidas, levará o planeta à destruição. Que eu esteja errado, são minhas preces.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s