VALMIR BISPO | AQUELE SORRISO E O BRILHO NOS OLHOS DE QUEM SEMPRE SOUBE O VALOR DA VIDA

[Belém nas mãos do povo]
O historiador, ativista cultural e militante das causas sociais, Valmir Bispo foi encontrado morto na manhã de quinta-feira, 19 de abril em sua casa. Valmir foi ex-superintendente da Fundação Curro Velho. Atual Diretor do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Ele também foi o primeiro presidente paraense da UNE.

Abaixo, um trecho na nota enviada à página por Edmilson Rodrigues:

“A notícia de sua morte entristece a todos que sonham e lutam para ver realizada a sociedade livre de todas as formas de exploração e opressão. Perde Belém, perde o Pará, perde o Brasil e a humanidade um dos seres humanos, cuja vida é símbolo de produção da beleza.
No último dia 17, durante o Seminário Belém 400 Anos, realizado no Hotel Sagres, tive o prazer de cumprimentar o meu companheiro de lutas e sonhos libertários enquanto me dirigia à plateia. Vai ficar, para sempre, em minha memória aquele sorriso e o brilho nos olhos de quem sempre soube o valor da vida.”

NO MURAL , por Gilberto de Sousa

“Conheci Valmir Bispo Santos na primeira metade da década de 80, ele era o presidente do DCE da UFPA e eu do DCE da antiga FCAP nas lutas estudantis pela meia-passagem. Nas reuniões e passeatas estudantis, assembléias gerais de universitários, aprendi a admirar o combatente de discurso competente e que conseguiu unificar todas as escolas superiores de Belém numa luta comum sobrevoando como ninguém sobre as divergências. Aquele baixinho, que crescia o triplo de seu tamanho quando discursava ao microfone, que encorajava-nos a enfrentar toda aquela repressão do período, encarnava literalmente a máxima de como “endurecer sem perder a ternura jamais”. Vamos tod@s sentir tua falta, Valmir. “

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s