Se a Prefeitura de Belém não cumprir recomendação, concursados da SESMA farão manifestação de protesto

Na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, encerra o prazo dado pelo Ministério Público do Trabalho e o pelo Ministério Público do Pará, para que o secretário municipal de saúde de Belém e ao prefeito Duciomar Costa, exonere todos os servidores temporários que estão ocupando vagas de candidatos aprovados no processo seletivo n° 001/2011, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém – Sesma. Na recomendação, expedida no dia 13 de abril deste ano, estabelecendo um prazo de 30 dias, consta também que sejam efetuadas as nomeações de todos aprovados no concurso.
Apesar da existência de cerca de 2.500 aprovados no processo seletivo da SESMA, promovido ano passado, a Prefeitura de Belém continua admitindo temporários para a ocupação de cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Controle de Endemias (ACE), ignorando o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado em 27 de abril de 2011, que prevê em sua cláusula primeira o compromisso de não realizar contratações de forma temporária durante o tempo de validade do processo seletivo nº 001/2011.
Além do mais, a PMB contraria também princípios constitucionais, que vedam a contratação temporária sem que haja necessidade momentânea e excepcional interesse público.
Segundo o Ministério Público, em documento expedido no dia 13 de abril de 2012, a contratação de temporários, fora das previsões legais configura ato de improbidade administrativa e que “a reiterada e consciente afronta à Constituição e às leis implica em responsabilidade por improbidade, civil, penal, administrativa e eleitoral”. E ainda “considerando que a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos poderes deve obedecer a princípios gerais, a recomendação visa afastar qualquer possível e futura alegação de boa-fé que tente justificar a não-observância da exigência do concurso público, o que implica a nulidade da contratação irregular e a responsabilização da autoridade responsável”.
Dessa forma, tanto o MPT quanto o MPE recomendaram que fossem cumpridas as obrigações assumidas no TAC n.º 001/2011, que garantem “a ordem jurídica constitucional e legal no que se refere à contratação de servidores públicos; que o Município de Belém se abstenha de adotar qualquer medida que direta ou indiretamente implique em descumprimento à Constituição, às leis e ao TAC; que os contratos temporários sejam distratados; os concursados nomeados e que, a partir desta data, não mais se contrate servidor temporário para os casos não legalmente previstos. No prazo de 15 dias, deverão ser comunicadas ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público do Estado do Pará as providências referentes à recomendação que já foram efetivamente adotadas”.
A direção da Associação dos Concursados do Pará, reunida ontem pela manhã, decidiu realizar uma grande manifestação de protesto, caso a Prefeitura não cumpra a recomendação.
A informação é da Asconpa, por José Emílio Almeida.
Anúncios

12 Respostas para “Se a Prefeitura de Belém não cumprir recomendação, concursados da SESMA farão manifestação de protesto

  1. já não sei mais o que fazer procuro em diário oficial, até ligo pra sesma, tenho medo de começarem a convocar (se é que vão) e eu perder minha convocação

  2. sr. josé Emílio avise-nos a cerca de manifesyação, reunião , convocação por favor…
    obrigada por seu empenho.como já disse: “quem faz por merecer é digno de tal posição”.
    SESMA – ACE- EDNA CHAGAS.

  3. Estou muito perocupada com esse chamado que naõ sai e tenho medo de perder o prazo de convocaçaõ, queremos umA RESPOSTA pois gastamos e estudamos muito para um futuro melhor e será que vai ficar nessa ?

  4. ñ tem previsão de convocação esses q ainda n foram chamados são do ano passado, ou agora??? passei agora p tecnico de enfermagem!!!!

  5. Também fui aprovado no concurso atual da sesma que foi homologado em julho/2012 , porém , resido no marajó e não poderei participar da reunião da ascompa às 16:00hs de hoje , portanto , gostaria de receber informações sobre as medidas que serão tomadas para agilizar nossas contratações.
    Sou Fernando , cargo Assist.Adm. em 41º lugar.

  6. Por favor, peço ajuda dos amigos, fui nomeada ASC da SESMA- conc.2011,a SESMA marcou meu treinamento p/ dia 10/10/2012-SEG.-FEIRA; ficando eles de ligarem p/ dizer LOCAL E HORA; no entanto ATÉ ESTE MOMENTO NADA!PEÇO URGENTE AJUDA DE COLEGAS ACS, COM TREINAMENTO NA MESMA DATA, AH, MINHA LOTAÇÃO É ÁGUAS LINDAS I .MUITO GRATA, MARCILENE.

  7. fui nomeado para ace minha lotaçao fica aqui na água boa em outeiro,gostaria de saber que dia vai começar o introdutorio, falaram que ia ser dia 10/09/12,por favor voces que sao aqui dessa mesma lotaçao,me informe a respeito disso. um abraço.Deomar araujo

  8. NÓS temos que nos reunimos e procurar uma solução que isso é palhaçada!que estão fazendo com a gente……..

  9. foi marcado para iniciar dia 10/09/2012 o curso de treinamento acs,mas sem informação da parte deles,por favor me ajudem colegas,obrigadas PERES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s