Marcha das Vadias – ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’

Este ano, lema das ‘vadias’ é ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’. Ato será domingo.
No próximo domingo, às 9h, a 2ª Marcha das Vadias sai da escadinha da Estação das Docas e segue pela avenida Presidente Vargas até o Teatro da Paz, cumprindo o mesmo percurso do ano passado. As ativistas pretendem levantar discussão sobre a violência sexual, os direitos da mulher e o protagonismo feminino.
A primeira Marcha das Vadias surgiu no Canadá, em abril de 2011, motivada pela fala de um policial que, após uma série de estupros registrados na Universidade de Toronto, afirmou que as mulheres deveriam evitar se vestir como vadias para não serem violentadas. O episódio deu origem a um movimento global que busca chamar a atenção para a cultura machista que sempre ensinou as mulheres a não serem estupradas, ao invés de ensinar os homens a não estuprar. Desde a manifestação canadense, a marcha vem sendo realizada em vários países, tendo chegado ao Brasil em junho do ano passado.
A manifestação vai ocorrer em diversas cidades do País entre os dias 26 e 27. A 1ª Marcha das Vadias de Belém foi em agosto do ano passado, sendo considerada um sucesso pela organização. Este ano, o evento vem como o tema ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’. Segundo a ativista Heliane Abreu, a preocupação este ano é explorar os espaços que a mulher pode ocupar na política ou na mecânica.
Fonte:ORM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s