Manipulação grosseira de pesquisa eleitoral em Belém

[Redação]

Já faz tempo que o instituto Vox Populi tem sua credibilidade questionada. Conhecido em todo o Brasil pela prática de manipulação de dados, agora resolveu desmoralizar de vez o processo eleitoral em Belém do Pará ao publicar pesquisa de intenção com subtração grosseira dos índices de Edmilson Rodrigues, candidato do PSOL, colocando-o com 27%, contra 44, 7% da Doxa e 41% do Ipespe aferidos na última semana. E aumentar o índice para (25%) de outro candidato que até então vem patinando na casa dos 13% em todas as pesquisas. Um flagrante de distorção gritante.

Essas distorções, no entanto, já eram previstas nesta reta final de campanha. Ainda no decorrer da semana, circulavam nos bastidores da política informações sobre transações nebulosas envolvendo um dos candidatos ao pleito, aliado de um jornal local com longo histórico de divulgação de pesquisas manipuladas. A transação incluiria ainda, uma nova pesquisa a ser divulgada no meio da próxima semana, colocando o candidato envolvido nas negociações em vantagem ao real líder nas pesquisas.

Todos sabem que, no curso das eleições, pesquisas às vezes têm o poder de animar ou abater os ânimos dos eleitores. E esta é certamente a aposta que o conluio político midiático faz frente à solidez da campanha do candidato psolista, que desde o inicio do horário gratuito de rádio e TV vem sofrendo ataques sistemáticos por parte das candidaturas das elites locais, acostumadas ao modo medieval de disputa política.

Coordenadores da Campanha de Edmilson avaliam, no entanto, que esses métodos sórdidos não conseguiram e não conseguirão abalar a desenvoltura de seu candidato, e dizem: Belém já fez a sua escolha, Edmilson Rodrigues deixou a Prefeitura de Belém em 2005 como o prefeito mais bem avaliado da história da cidade. E em 2010, foi eleito o deputado mais bem votado de toda história do Pará. Já foi testado e aprovado. Eles podem até comprar pesquisas, mas não comprarão a vontade e o coração do povo de Belém. No dia 7 de outubro as urnas vão revelar os verdadeiros índices.

Leia também o artigo do professor Luiz Araújo sobre o assunto: Mentiras tem pernas curtas

Anúncios

Uma resposta para “Manipulação grosseira de pesquisa eleitoral em Belém

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s