Governo tenta mas não consegue explicar crescente onda de violência no Pará

[Carolina de Oliveira]

O governo do Pará, através do secretário de segurança Luiz Fernandes e outros nomes ligados aos órgãos de segurança do Estado, tentaram em vão na manhã do dia 29.11 encontrar explicações convincentes sobre a descontrolada onda de violência que atinge o estado.

A entrevista coletiva foi motivada após a divulgação de pesquisa pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que colocou o Pará em primeiro lugar entre os Estados nortistas onde a população se sente mais insegura. A sensação de insegurança atinge 63,1% dos paraenses e 35% não se sentem seguros nem mesmo dentro de suas próprias casas. Os números apresentados pelo IBGE constam da Síntese de Indicadores Sociais 2012 (SIS).

Como parte de uma estratégia de marketing, o secretário tentou desqualificar a pesquisa alegando que ela não reflete a realidade atual, e ao mesmo tempo, apresentou uma série de dados do próprio governo que atestam a redução da criminalidade. É claro que não há como levar a sério os argumentos de um governo que responde a uma série de denúncias envolvendo o próprio sistema de segurança, como por exemplo, os viciados contratos milionários para locação de viaturas.

A sociedade civil, representada por inúmeras entidades ligadas ao tema, continua sem ter acesso aos dados reais e sem ter o direito de apresentar projetos que contribuam para reversão deste caos. Não há interlocução e nem transparência no trato da coisa pública..Na verdade, o que vem ocorrendo é uma sistemática manipulação de dados para induzir a redução dos números de crimes e passar a idéia de que tudo vai a mil maravilhas. Uma brincadeira de mau gosto diante de um quadro tão alarmante.

Enquanto o governo faz jogo de cena sobre o assunto a escalda de violência cresce a olhos nus incidindo diretamente na vida de milhares de paraenses. É hora de menos propaganda e mais ação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s