Consagrado nome da literatura brasileira, Nazareno Tourinho completa 78 anos

Nazareno Tourinho

Nazareno Tourinho é um dos mais consagrados escritores do nosso Estado. Homem de teatro, poeta, escritor da terra, Nazareno nasceu em Belém no dia 06 de dezembro de 1934. Logo cedo, ingressou na cena do teatro escrevendo peças memoráveis, as quais emprestam para a cultura paraense um status de grande núcleo da cultura nacional das artes cênicas. Ainda jovem, Nazareno foi citado como um dos novos autores da literatura brasileira, ao lado de Ariano Suassuna, Dias Gomes entre outros. Membro da Academia Paraense de Letras, para a qual foi eleito antes de completar 35 anos de idade.

Em sua notável trajetória dentro da literatura brasileira, com particular cuidado para nossa região, Nazareno Tourinho foi homenageado com diversos prêmios e vários títulos honoríficos. Como parte deste reconhecimento, o deputado Edmilson Rodrigues apresentou em junho de 2011 um projeto de lei que institui a Comenda do Teatro Paraense “Nazareno Tourinho”.

”A História provará para sempre que a nossa revolução foi vitoriosa, porque lutamos por uma ideia, e quando lutamos com dignidade e estamos com a razão, a ideia é sagrada, a ideia não morre”, este é um trecho do livro “Cabanagem” de Nazareno, onde o autor resgata a importância de um dos mais legítimos movimentos  populares do Brasil e faz uma convocação à liberdade e à justiça.

Para celebrar este importante autor brasileiro publicamos o prefácio escrito por Edmilson Rodrigues da peça “Cabanagem”.

leia Edmilson Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s