Macapá faz parceria com Cuba para erradicar analfabetismo

Mesmo com dificuldades, Cuba é referência mundial em Medicina da família, possui qualidade na Educação e é potência esportiva. Por isso, esse intercâmbio será muito positivo para auxiliar na gestão de Macapá”, avaliou o prefeito.

Mesmo com dificuldades, Cuba é referência mundial em Medicina da família, possui qualidade na Educação e é potência esportiva. Por isso, esse intercâmbio será muito positivo para auxiliar na gestão de Macapá”, avaliou o prefeito.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís Vilhena, recebeu na terça-feira (28), no Palácio Laurindo Banha, a visita do conselheiro de assuntos econômicos cubanos no Brasil, Raciel Rodriguez. Durante a reunião foi acertada uma cooperação técnica entre a prefeitura e Cuba nas áreas da Saúde, Educação e Esporte. O intercâmbio cultural entre a capital amapaense e a ilha caribenha também esteve na pauta.
O conselheiro Raciel Rodriguez explicou que, no caso da Educação, a cooperação se dará por meio do programa “Yo sí, puedo!” (Sim, eu posso!), fórmula de sucesso que erradicou o analfabetismo em Cuba e em outros países da América do Sul, como Bolívia e Venezuela. Na seara da Saúde o governo cubano afirmou que o município pode contratar a consultoria de gestão hospitalar, reconhecido no mundo todo por sua eficiência. Ele ainda elucidou que, no caso do Esporte, um Termo de Cooperação Técnica foi assinado com o Governo do Estado e que a PMM poderá solicitar à Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap) uma cópia da formalização.
O conselheiro cubano afirmou também que seu governo pretende comprar alimentos de Macapá, tornando assim a cooperação mútua. O prefeito destacou que a cooperação organizará a gestão das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), acabará com o analfabetismo em Macapá e fortalecerá o esporte na capital amapaense. Clécio Luís enfatizou que tem interesse em fazer o sistema de saúde da família funcionar, como o de Cuba.
“Mesmo com dificuldades, Cuba é referência mundial em Medicina da família, possui qualidade na Educação e é potência esportiva. Por isso, esse intercâmbio será muito positivo para auxiliar na gestão de Macapá”, avaliou o prefeito.
Solidariedade
Além de acertar a cooperação, o prefeito declarou apoio e solidariedade a Cuba por conta do embargo que o país sofre, imposto pelos Estados Unidos da América. Ao final do encontro, o prefeito Clécio Luís garantiu que irá, juntamente com o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, em setembro de 2013 a Cuba, quando a cooperação será concretizada.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Macapa

Anúncios

Uma resposta para “Macapá faz parceria com Cuba para erradicar analfabetismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s