Manuscritos de Che são candidatos a ‘Memória do Mundo’ da Unesco

che_guevara_586Os manuscritos originais da juventude de Ernesto Che Guevara figuram entre os documentos candidatos para inscrição no Registro Memória do Mundo que o Comitê consultativo desse programa da Unesco vai estudar entre 18 e 21 de junho.

Esta instância se reunirá nos dias 18 a 21 de junho em Gwangju (Coréia do Sul) para estudar as solicitações de inscrições apresentadas por 54 países e uma organização internacional.

Entre essas candidaturas figuram a coleção de manuscritos originais de Ernesto Che Guevara (Bolívia e Cuba), os arquivos da Universidade de Toronto vinculados ao descobrimento da insulina (Canadá) e a coleção de manuscritos do Alcorão da Biblioteca Nacional do Egito, segundo a publicação feita por agências internacionais.

O Comitê que examinará as 84 propostas está integrado por 14 especialistas na preservação do patrimônio documental nomeados a título pessoal pela diretora Geral da Organização, Irina Bokova.

A Unesco informou que Bokova decidirá quais candidaturas passam a formar parte do Registro Memória do Mundo depois de escutar suas recomendações.

O Registro Memória do Mundo foi criado em 1997 para proteger elementos importantes do patrimônio documental da humanidade e seu Comitê se reúne a cada dois anos.

Na atualidade inclui 245 coleções, entre elas a memória do Canal de Suez (Egito), os discos originais de Carlos Gardel (Uruguai), as listas de ouro dos exames imperiais da dinastia dos Qing (China) e os jornais epistolares do chefe tradicional africano Hendrik Wibooi (Namíbia).

A notícia é da TeleSUR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s