Comitê Xingu Vivo | Sobre a repressão às manifestações populares em Belém

[Nota Comitê Xingu Vivo]
pare belo monte justiça já ato em belém_ponto de pautaO Comitê Metropolitano Xingu Vivo (CMXV), vem a público se manifestar sobre os últimos acontecimentos envolvendo as forças de segurança do Estado na repressão as manifestações populares Em Belém – Pará 
O CMXV compreende como inaceitável, o Governador do Estado do Pará, Sr Simão Jatene (PSDB) e a Secretário de Segurança Pública do Pará, Sr Luiz Fernando Rocha, enviarem para às ruas da capital, policiais sem identificação de nome e patente, para “acompanharem” as manifestações, dificultando assim a identificação dos mesmos em caso (como tem acontecido) de violência, intimidação e abuso de autoridade.

Estes policiais sem identificações, conforme documento oficial da Sociedade Paraense de Direitos Humanos (SDDH) encaminhado ao Ministério Público (MP), ameaçaram de, nesta quarta feira, “quebrar” quem fosse para as ruas exigir melhorias para a cidade e o País.

Denunciamos também a infiltração de policiais nas manifestações com o objetivo claro de monitorar os movimentos sociais, assim como, em alguns casos, incentivarem ações mais fortes de manifestantes de forma a legitimar ações de violência da Tropa de Choque, Cavalaria e da ROTAM.

Aproveitamos a oportunidade para denunciar o oficial militar Wolfgang Endemann, ex-assessor do gabinete do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB),que em meio a onda de protestos por garantia e ampliação de direitos sociais que movimentou a capital paraense nessas últimas semanas, resolveu usar os seus perfis no facebook e twitter para ameaçar com morte ativistas que saíram às ruas para se manifestar.

Em uma de suas postagens o militar escreveu: “Morte aos petralhas e comunistas. Nós deveríamos matar todo o resto dos comunistas. Ainda estou filmando uns vermelhinhos pra mostrar prá PM. Filmei tudo. Vou caçar esses FDP. Essa estrela vai brilhar na cadeia ou no caixão, vagabundo”, disse.”
O senhor Wolfgang Endemann, tem repetidas vezes “postado” nas redes sociais declarações intolerantes de caráter xenófobas, machistas, racistas e preconceituosas, representando este indivíduo uma ameaça a democracia e a convivência pacífica entre os diferentes.

Exigimos aqui que ele seja responsabilizado judicialmente pelas autoridades dos Mps e do Judiciário, pelo seu discurso de ódio, que jamis pode ser confundido com liberdade de expressão. Direito este que ao que parece, o senhor Wolfgang Endemann, desconhece por completo.
O CMXV, aproveita a oportunidade para declarar publicamente seu apoio e participação nas manifestações, e que nossa pauta em defesa da vida , dos povos indígenas, das florestas, de seus rios e contra os grandes projetos de hidrelétricas,hidrovias, mineração, agronegócio, monocultivos na Amazônia permanecem inalteradas e que seguimos confiantes em uma vitória das ruas sobre os Governos opressores e seus aliados.
Comitê Metropolitano Xingu Vivo
Belém, PanAmazônia, 26 de junho de 2013

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s