PSOL tem melhor bancada do Parlamento brasileiro, diz pesquisa

2011-prêmio congresso em foco - bancada do PSOLCom apenas um senador e três deputados federais, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) conseguiu ser eleito por jornalistas que cobrem os acontecimentos do Congresso Nacional como o que apresenta o melhor desempenho no Parlamento brasileiro. Participaram da votação, promovida pelo site Congresso em Foco, 166 repórteres. O Partido dos Trabalhadores (PT) foi o que recebeu o maior número de votos, porém o fato de o PSOL ter uma representatividade muito menor favoreceu os socialistas.

O PSOL, criado por dissidentes petistas em 2004, recebeu 246 votos, com somente três parlamentares, todos indicados para a lista de melhores do ano: o senador Randolfe Rodrigues (AP) e os deputadores federais Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ). Já o PT conquistou 268 votos, com 89 deputadores federais e 12 senadores, totalizando 101 parlamentares.

— O PSOL tem muita disposição para criar novas relações políticas, as quais não sejam baseadas em fisiologismo e clientelismo. O reconhecimento nos anima demais, ainda mais neste momento em que há uma grande contestação sobre a política e os partidos. O PSOL sabe que os partidos não podem ter a pretensão de monopolizar. Esse prêmio aumenta nossa responsabilidade de sermos mesmo, como costumamos dizer, um novo partido contra a velha política — afirmou Alencar, que, no boletim do Congresso em Foco desta sexta-feira, foi considerado o deputado que mais se destaca na defesa da democracia, com 728 votos do público em geral. Ele também ficou em segundo lugar como o deputado que melhor representa a população no Congresso, com 1037 votos abertos. Nessa última categoria, em primeiro lugar, ficou seu colega Wyllys, com 1054.

Esta foi a etapa inicial do Prêmio Congresso em Foco. Os partidos mais bem avaliados depois do PSOL foram, respectivamente, PDT, PSB, PCdoB, PT, PSDB, PPS, PP, PMDB, DEM, PV, PTdoB, PR, PSC, PTB e PSD. As demais legendas — PRB, PMN, PEN, PRP, PSL, PHS e PRTB — não chegaram a pontuar nenhum voto.

Em média, cada parlamentar do PSOL teve 61,5 votos. Esse número está muito à frente do segundo colocado, o PDT, cujos parlamentares tiveram, em média, 6,7 votos cada um. Em seguida, ficaram o PSB, com média de 3,5 votos; o PCdoB, com 2,9; o PT, com 2,7; e o PSDB, com 1,6. Confira, no site Congresso em Foco, o total de votos por partido.
Segundo o regulamento da premiação, cada jornalista pôde votar em até dez deputados e cinco senadores. Também não foram computados os votos dados a parlamentares que enfrentam inquéritos ou processos criminais no Supremo Tribunal Federal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s