PSOL paraense elege novo comando e plano para as eleições de 2014

Image

José Nery, Walmir Freire, Araceli Lemos, Marinor Brito e Edmilson Rodrigues, principais lideranças do PSOL no Estado.

Da Redação do Ponto de Pauta

O 4º Congresso do PSOL paraense realizado neste final de semana (25 e 26) elegeu o professor Walmir Freire como o seu novo presidente. Os psolistas também aprovaram um conjunto de resoluções que apontam a indicação de candidaturas próprias à disputa majoritária (governo e senado) e a preparação da chapa de candidatos a deputadas/os estaduais e federais em 2014.

Para Freire, o partido tem condições reais e objetivas de ser alternativa real à polarização formal do campo das elites, além de manter e ampliar a representação no legislativo paraense que hoje conta apenas com um parlamentar, o deputado Edmilson Rodrigues, e eleger pela primeira vez uma bancada federal.

Image

Araceli Lemos, pré-candidata ao Governo do Estado.

Para isso, a chapa majoritária do evento psolista, intitulada “Unidade Socialista por um PSOL Popular”, indicou a historiadora Araceli Lemos como uma das pré-candidaturas ao Governo do Estado. Na avaliação dos dirigentes, a ex-deputada é um dos nomes mais expressivos da esquerda socialista paraense. Professora, ex-coordenadora estadual do SINTEPP e da antiga Intersindical dos Servidores Públicos do Estado, foi também fundadora do Fórum Paraense em Defesa da Moradia. Como deputada estadual por duas legislaturas, entre os anos de 1998 e 2006, foi considerada a melhor deputada estadual pelo Observatório da Cidadania, do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR), reconhecimento à sua ação em defesa da infância, da educação e dos direitos humanos.

“Os excelentes resultados obtidos pelo PSOL nas últimas eleições no Pará credenciam o nosso partido como uma alternativa viável para ocupar esse espaço à esquerda e construir um novo caminho na disputa eleitoral para o Estado”, avalia Freire.

Sobre a política de alianças, o evento psolista orientou a conformação de uma Frente Política de esquerda, de caráter democrático e popular, e rechaça qualquer aliança com legendas  conservadoras (PSDB, DEM, PMDB, PR, PTB, PSD, Solidariedade e PP). “O nosso entendimento é que esses partidos configuram um campo à direita da sociedade brasileira; são instituições orgânicas do grande capital e configuram-se como um bloco conservador de sustentação ao regime político atual, que privilegia uma minoria em detrimento das maiorias excluídas do Brasil”, diz a resolução.

A chapa liderada por Freire obteve a ampla maioria dos votos dos delegados e contou com o apoio das principais lideranças do PSOL, entre elas a do deputado Edmilson Rodrigues, da vereadora marinor Brito, do ex-senador José Nery, da ex-deputada Araceli lemos, do vice-prefeito de São Miguel do Guamá, Carlos Vaz e dos vereadores em Portel, Ronaldo Alves, e em Igarapé-Açu, professor Anderson.

Image

Lideranças políticas da capital e do interior do Estado deram o tom do debate.

Caberá à nova direção, estruturar o debate sobre o programa que o partido irá defender para as eleições majoritárias e proporcionais, aberto à colaboração de ativistas dos movimentos sociais e da intelectualidade.

Walmir Freire | Novo presidente integra a Corrente Comunista do PSOL, Ação Popular Socialista

Image

Walmir Freire, Presidente Estadual do PSOL eleito.

Walmir Freire ocupava atualmente o cargo de Secretário Geral do PSOL. Sua atuação como dirigente partidário foi considerada decisiva para fortalecimento do PSOL em todo o estado. Militante histórico do movimento socialista, integrou na década de 80 as fileiras do Movimento Comunista Revolucionário (MCR), uma das organizações clandestinas que combatiam a ditadura militar no Brasil. Foi dirigente do Sintepp e da Intersindical dos Servidores Públicos do Estado. Freire também foi dirigente do PT e rompeu em 2005 ao lado de lideranças nacionais e locais para integrar o PSOL. Pertence à Corrente Comunista do PSOL, Ação Popular Socialista, tendência interna da legenda.

Aldenor Junior |Presidente do PSOL de Belém

Os delegados de Belém também elegeram neste final de semana o jornalista Aldenor Junior como presidente municipal da legenda. Ele é reconhecidamente um dos melhores militantes da esquerda brasileira. Aldenor foi militante do MEP (Movimento de Emancipação do Proletariado), organização de combate à ditadura, ele foi dirigente do PT do qual rompeu em 2005 para integrar o PSOL. Aldenor foi chefe de gabinete da Prefeitura de Belém durante os 8 anos de gestão de Edmilson Rodrigues, que assessora desde seu primeiro mandato, em 1986.

Image

Aldenor Junior, Presidente Municipal do PSOL Belém eleito.

Uma resposta para “PSOL paraense elege novo comando e plano para as eleições de 2014

  1. Araceli é um bom nome. Tem que começar a trabalhar desde já. Torço por Edmilson também. Chega de roubalheira nesse estado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s