ORÇAMENTO É APROVADO E BANCADA DE APOIO A ZENALDO DERROTA EMENDAS DO POVO

ImageORÇAMENTO É APROVADO E BANCADA DE APOIO A ZENALDO DERROTA EMENDAS DO POVO – Mesmo em votação simbólica, com acordo para votar em Bloco para não atrasar o Orçamento 2014, a vereadora Marinor Brito, líder da bancada do PSOL, foi à tribuna defender emendas para melhorar a vida dos servidores da Saúde, Funpapa e do povo das ilhas e periferia de Belém.

Na justificativa, Marinor Brito valorizou os 11 votos a favor das emendas apresentadas e agradeceu os votos recebidos. A favor das emendas votaram os vereadores: Marinor Brito, Fernando Carneiro, Dr. Chiquinho (PSOL); Sandra Batista e Moa Moraes (PCdoB); Cléber Rabelo (PSTU); Ivanise Gasparim, Iran Moraes e Amauri (PT); Rildo Pessoa (PDT) e Vandick Lima (PP).

A bancada de sustentação, que aparece na foto em pé ou se levantando, negou ao povo de Belém um orçamento mais justo, mais democrático e condizente com os anseios e necessidades do povo. Vereadores que votaram contra o povo: Abel Loreiro (DEM), Antonio Rocha (PMDB), Eduardo Louchard (PPS), Elenilson Santos (PTdoB), Gleisson Silva (PSB), Igor Normando (PHS), José Dinelly (PSC), Josias Higino (SDD), José Scaff (PMDB), Luiz Pereira (PR), Mauro Freita (PSDC), Meg Barros (PROS), Miguel Rodrigues (SDD), Nehemias Valentin (PSDB), Orlando Reis (PSD), Paulo Bengtson (PTB), Paulo Queiroz (PSDB), Pio Netto (PTB), Prof. Elias (PPS), Thiago Araújo (PPS), Victor Cunha (PTB) e Wanderlan Quaresma (PMDB).

Vejam as emendas que a bancada do prefeito Zenaldo Coutinho votou contra o povo:

Creches: O Orçamento para enfrentar em 2014 os graves problemas estruturais da cidade, sobretudo, na periferia e nas ilhas. O direito à construção de Creche na Ilha de Outeiro, creche no Residencial Portelinha, no Tenoné e creche no Benguí.

Na Saúde: Negaram vale alimentação para todos os servidores da Saúde. A vereadora pretendia que o prefeito Zenaldo nivelasse, com o restante do funcionalismo, o direito ao vale a todos os servidores e não apenas o de tempo integral, como é hoje. Outra demanda, já judicializada pelo MPE, é que fosse aprovado recursos para a reforma e aparelhamento das casas de saúde mental Criança, Adulto e Adolescentes e ampliação da casa mental do Mosqueiro. Queríamos que fossem equipadas, de acordo com a Lei, todas as ambulâncias do Samu.

Infra estrutura Urbana: terraplenagem e pavimentação da passagem do Arame, Vinte de Julho, São Jorge, Caraparu (Guamá).

O Que conseguimos aprovar?

A incapacidade dos representantes do Governo, na CMB, sobretudo do líder do governo Vereador Mauro Freitas (PSDC), de acompanhar com seriedade o cumprimento dos trâmites regimentais que precisavam ser cumpridos, como submeter o projeto da LOA (Lei Orçamentária Anual/2014) e as emendas à análise técnica da Comissão de Economia, de abrir um canal de diálogo respeitoso com os bravos vereadores da oposição, resultou em exaustivas três semanas de atraso na votação do Orçamento, e conseqüentemente, na Votação do PCCR da Guarda e Semob.

Depois de muitos dias de negociação, a bancada de situação conseguiu negociar para que o Prefeito se comprometesse em atender, pelo menos uma parte das demandas do povo, que estão traduzidas em apenas oito emendas, apresentadas, por cada um dos vereadores da oposição.

A oposição demonstrou compromisso com a cidade de Belém

“Quero ressaltar, que se eles mantivessem essa intransigência, em não respeitar a representação política dos vereadores da oposição, mesmo tendo controle político sobre a mesa diretora e a seu lado, a maioria dos votos dos vereadores, ainda assim não conseguiria aprovar esse orçamento esse ano.

Foi com grande sacrifício, que conseguimos aprovar algumas emendas, todas elas discutidas com a comunidade, e mesmo que elas  sejam  apenas “autorizativas”, vamos ficar vigilantes e queremos que  do Prefeito Zenaldo cumpra o cumprimento das mesmas.”, declarou a vereadora Marinor.

Emendas aprovadas: Reforma da Quadra Esportiva na Rua Caraparu, no Bairro do Guamá; Cobertura da Quadra Esportiva na Rua Caraparu, no Bairro do Guamá; Construção da Quadra Poliesportiva na Ilha de Periqitaquara; Reforma dos Conselhos Tutelares dos Distritos de Belém, Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro; Terraplenagem e Pavimentação da Passagem Linhas Correntes; Construção de Creche na Ilha de Cotijuba, Distrito de Outeiro; Curso Profissionalizante de Carpintaria Naval para a Colônia de Pescadores do Distrito de Icoaraci;  Terraplenagem e Pavimentação da Rua 4 de Agosto entre Rua do Tubo e Rua Damasco– Bairro Cabanagem.

Fonte: Assessoria do mandato da vereadora Marinor Brito-PSOL-Belém.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s