ARACELI É A PRÉ-CANDIDATA DO PSOL AO GOVERNO DO PARÁ

Araceli Lemos_candidata ao governo do ParáO Partido Socialismo e Liberdade do Pará (PSOL) decidiu na tarde deste sábado (08), que a historiadora e ex-deputada Araceli Lemos será a candidata da legenda ao governo do Pará nas eleições de 2014.

O PSOL está organizado em todas as regiões do Estado e reúne considerável organização no movimento social, popular e na juventude, além de contar com expressivas lideranças com experiência no executivo com o ex-prefeito de Belém e deputado estadual Edmilson Rodrigues, que será candidato a deputado federal, a ex-senadora Marinor Brito, vereadora em Belém, que encabeçará a chapa de deputados estaduais.

Para Walmir Freire, presidente do PSOL-PA: “A expectativa é de que as principais lideranças do partido ajudem a puxar um número alto de votos e assim aumentar a representatividade do PSOL na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O PSOL apresentará candidaturas em todos os níveis e pretende reunir as suas lideranças em todas as regiões do estado para influir no processo eleitoral deste ano”, disse.

BONS DE VOTOS – Edmilson conquistou cerca de 350 mil votos (45%) na disputa pela prefeitura da capital paraense em 2012. O ex-senador José Nery será um dos candidatos a deputado estadual com experiência parlamentar considerável. Nery foi senador de 2006 a 2010, com destacado trabalho de combate ao trabalho escravo. Marinor Brito, senadora em 2011, eleita com cerca de 730 mil votos, fez a diferença no congresso nacional com defesa de um salário-mínimo digno, 10% do PIB para a Educação e autora e relatora da CPI de combate ao tráfico nacional e internacional de pessoas.

Para o deputado Edmilson Rodrigues: “é uma honra ter Araceli Lemos como candidata ao governo. Com sua história, com respeitabilidade e inabalável convicção na construção da felicidade humana, está credenciada a debater os rumos do Pará e a representar uma alternativa de governo fiel aos interesses da grande maioria de nosso povo”, destacou.

???????????????????????????????

Para Araceli Lemos, pré-candidata ao governo do Pará, “Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade que o PSOL está me oferecendo. Vamos colocar o bloco do PSOL na rua em cada canto deste Estado, avançar na organização e luta do nosso povo e tenho a certeza que faremos acontecer, pois representamos a verdadeira mudança aos projetos conservadores das oligarquias que se revezam no poder há muitos anos e construir o verdadeiro poder popular, com democracia e projetos populares inovadores que tragam dignidade e respeito ao nosso povo que não agüenta mais a humilhação que passa todos os dias”, disse emocionada.

A direção partidária também definiu o candidato ao Senado. Será o professor Pedro Maia, que aceitou o convite, afirmando que: “Chegou a hora de chamarmos o povo discutirmos o Pará que queremos. Chega de coronelismo e governos conservadores que só levaram o nosso Estado ao atraso. É neste contexto que estou pré-candidato ao Senado. Já provamos que um Senador do PSOL faz a diferença. Colocaremos na pauta do Parlamento os reais problemas do nosso e Estado e do País”, disse.

araceli e dirigentes do psol (2)

Araceli Lemos

Araceli é natural de Inhangapi a 66 quilômetros de Belém, no nordeste paraense. Aos cinco anos de idade, mudou-se com a família para o município de Castanhal, cidade onde iniciou trajetória como militante de esquerda, nas lutas estudantis no final da década de 70. Graduou-se como historiadora pela Universidade Federal do Pará. Ainda quando estudante, Araceli começou a lecionar em escolas públicas da região. Tornou-se dirigente das lutas dos trabalhadores em educação e, mais tarde, coordenadora estadual do SINTEPP e da antiga Intersindical dos Servidores Públicos do Estado, além de fundadora do Fórum Paraense em Defesa da Moradia.

Araceli é dirigente do PSOL e uma das principais articuladoras da elaboração política da legenda no Pará e desde que ingressou no partido, em 2005, tem ocupado os principais cargos de direção.

Como deputada estadual por duas legislaturas, entre os anos de 1998 e 2006, foi considerada a melhor deputada estadual pelo Observatório da Cidadania, do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR), reconhecimento a sua ação em defesa da infância, da educação e dos direitos humanos. A candidata do PSOL também integra a Academia Castanhalense de Letras desde 2008.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s