Círculo Palmarino será lançado no Pará

Integrantes do Círculo Palmarino no Pará.

Integrantes do Círculo Palmarino no Pará.

O Círculo Palmarino, corrente nacional do movimento negro, terá seu núcleo paraense lançado oficialmente no próximo dia 28 de março, com a presença do seu dirigente nacional, Joselício Jr (Juninho). O ato acontecerá em Belém. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (28) por dirigentes locais do movimento. 

O Círculo Palmarino foi criado em março de 2006, com o objetivo combater o racismo e todas as suas manifestações concretas. Jovens lideranças e antigos lutadores anti-racistas do movimento negro, sindical e estudantil resolveram somar seus esforços em torno da construção de uma corrente nacional do movimento negro que fosse um pólo de luta contra o racismo e de resistência ao neoliberalismo.

Segundo Jucilene Carvalho, da Associação Umbandista Casa da Fé e integrante do núcleo paraense, o evento pretende debater os rumos da luta anti-racista no país e contará com uma vasta programação cultural em praça pública. “Nosso objetivo é fortalecer a luta do movimento negro no Pará e ajudar a construir um pólo regional que contribua efetivamente para a expansão no movimento em toda a região norte do Brasil. Esse é o nosso desafio”, afirmou.

Dirigente nacional virá a Belém do Pará
foto_perfil_blog do juninhoJoselicio Junior, mais conhecido como Juninho é jornalista e pós-graduado em Mídia Informação e Cultura pelo CELACC/ECA-USP. É membro da coordenação Nacional do Círculo Palmarino, corrente do movimento negro, e presidente do Instituto de Estudos Afro-Brasileiro Manuel Querino. Morador de Embu das Artes há mais de 20 anos, também é membro da direção do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Tem uma forte atuação no campo cultural estando a frete do Ponto de Cultura “Circulo Palmarino de Periferia para Periferia valorizando a cultura afro-brasileira” que desenvolve atividades como o Sarau Palmarino, Oficinas de Hip Hop e o acervo Carolina Maria de Jesus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s