Mesas temáticas do VII FSPA|Definidos os eixos e principais mesas temáticas que farão parte da programação do evento

CHAMADA FSPA 2014VII FSPA no meio do mundo| Os temas para discussão já estão definidos

Faltando aproximadamente um mês e quinze dias para o grande encontro dos povos da Pan-Amazônia no meio do mundo, durante a realização do VII FSPA, em Macapá/Brasil, os temas das atividades centralizadas já estão quase todos definidos. Definição esta que foi precedida de um período de consulta pública, aberta as organizações e ativistas da Pan-Amazônia.

Uma reunião entre os grupos que compõem o Comitê Organizador local de Macapá, com a participação de representantes do Comitê de Articulação do Conselho Internacional do FSPA, definiu os eixos e principais mesas temáticas que farão parte da programação do evento que se realiza entre os dias 28 e 31 de maio de 2014. 

O Eixo denominado “As múltiplas Identidades na Pan-Amazônia” terá as seguintes mesas temáticas: Saberes e lutas de resistência das mulheres negras na Pan-Amazônia; Quais as identidades da Pan-Amazônia?;Resistência na diversidade; e Multiculturalismo urbano e rural na Pan-Amazônia.

O Eixo “Terra, água, cuidados, modelo de desenvolvimento e cultura do bem viver na Pan-Amazônia” terá as seguintes mesas temáticas: O bem viver como critica radical ao modelo civilizatório dominante – construindo novas relações entre os seres humanos e a natureza; Financiamento ao desenvolvimento: O papel dos bancos no financiamento da apropriação territorial e dos recursos naturais na Pan-Amazônia; e COP 20: como a Pan-Amazônia entra nesse jogo?

O Eixo “Educação popular e movimentos sociais na Pan-Amazônia” terá as seguintes mesas temáticas: A comunicação como direito humano e a criminalização dos Movimentos sociais;Educação Popular e Direitos Humanos; e A guerra das narrativas: O papel da comunicação na resistência aos grandes projetos.

O Eixo “As lutas das mulheres na Pan-Amazônia” terá as seguintes mesas temáticas: Mulheres e Desenvolvimento; Mercantilização das mulheres;História e saberes das mulheres na Pan-Amazônia; e Soberania alimentar e nutricional e agricultura indígena e familiar.

O Eixo “Juventude na Pan-Amazônia” terá as seguintes mesas temáticas: Combate ao Extermínio da juventude;Juventude e meio ambiente; e Fortalecimento das lutas da juventude dos povos originários e tradicionais na Pan-Amazônia

Aproveitamos para agradecer a todos(as) que enviaram propostas ou participaram diretamente na assembleia que definiu os principais temas. Todas as sugestões foram levadas em consideração e avaliamos que, direta e/ou indiretamente, conseguiu-se abranger um amplo legue de questões fundamentais para a discussão pan-amazônica.

Em breve nos encontraremos no meio do mundo para conhecer outras experiências, nas atividades autogestionadas, debater diversos temas, nas atividades centralizadas, e articular ações e planos de lutas que possam ampliar a unidade, a resistência e os caminhos em direção a construção de um outro mundo, livre da opressão e da exploração dos seres humanos e da natureza pelo capital.

A partir de 28 de maio todas(os) ao VII FSPA, em Macapá/Brasil, pois, como afirma a chamada deste fórum “No meio do mundo os povos se encontram”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s