Lideranças do PSOL lançam carta em apoio à candidatura de Marco Carrera

Dirigentes e militantes do PSOL lançam nesta segunda (26.05) carta reafirmando  apoio à candidatura do sociólogo Marco Carrera ao governo do Pará. Seu nome foi indicado pela Executiva do partido e deverá ser ratificado pelo diretório estadual em reunião no próximo dia 7. Ele conta com o apoio da maioria dos membros do diretório e tem o aval das principais lideranças do partido em todas as regiões do estado. O sociólogo substituirá a ex-deputada Araceli Lemos, que desistiu de concorrer à vaga, por motivos de saúde. Confira a carta na íntegra que está aberta a novas adesões:

No coração de nosso povo pulsa a esperança
Com Marco Carrera Governador, a unidade por um PSOL mais forte e vitorioso
Carta à militância do PSOL

Imagem

Marco Carrera

O Pará encontra-se mergulhado numa crise. Os péssimos indicadores sociais, em todas as áreas essenciais, são sinais desta perversa lógica de governar imposta pelas elites ao longo dos tempos. Serviços públicos precarizados, bens naturais destruídos, a violência descontrolada, a corrupção institucionalizada, a miséria presente em todas as regiões. O Pará condenado a mero exportador de minérios, madeira, energia e carne e alguns produtos vegetais, e subordinado a um plano, conjugado com a esfera federal, que se apoia, como sempre, na implantação de megaprojetos para beneficiar exclusivamente as grandes corporações e seus tradicionais intermediários.

Mas apesar de tantas injustiças e tanto sofrimento, no coração do povo pulsa a esperança e a vontade de transformar o Pará num lugar melhor para se viver. Essa também é a vontade do PSOL e o nosso desafio: ajudar a transformar esta insatisfação em ação, em movimento, em alternativa real do povo trabalhador contra o atual governo e contra todas as alternativas das elites, que nada mais têm a oferecer senão mais promessas e sofrimento.

É neste contexto que o PSOL participará das próximas eleições oferecendo ao povo um novo modo de governar, um programa democrático e popular, fundado na garantia de amplos direitos e na participação ativa de nosso povo. Diretrizes essas traçadas em nosso vitorioso IV Congresso.

Apesar das dificuldades, nosso partido é o único com legitimidade para representar os anseios concretos da maioria da população e prova disto é que hoje somos o quinto partido mais lembrado pelo povo brasileiro e o quarto mais lembrado no Pará.

É neste sentido que temos a honra de apresentar ao conjunto de nossa militância o nome do companheiro Marco Carrera, indicado pela executiva estadual como pré-candidato ao governo em função do afastamento da companheira Araceli Lemos, por motivos de saúde, nossa guerreira e irmã de lutas e sonhos, a quem prestamos publicamente nossa mais completa solidariedade e agradecimento.

Quem é esse homem que se agiganta frente às injustiças?

Carrera é um dos mais brilhantes militantes da esquerda socialista paraense, um combatente cabano, filho honrado desta terra, leal ao povo e ao Partido Socialismo e Liberdade. Um dirigente sindical e popular testado ao longo das últimas décadas, desde as lutas de resistência contra a ditadura militar no Brasil. Sociólogo de formação e profundo estudioso dos graves problemas e das soluções que o Pará precisa. Intelectual respeitado, notabilizou-se nas últimas eleições por oferecer seus conhecimentos na elaboração dos programas de governo do PSOL.

Dirigente preparado para o debate, respeitoso com a militância e com as diferenças, tem sido um braço fundamental na defesa da democracia interna do PSOL e do cumprimento de nossas resoluções partidárias. Por sua dedicação, lealdade e trajetória militante, tem o reconhecimento das principais lideranças do partido, tanto nacionalmente como localmente, entre elas, do presidente do PSOL, Luiz Araújo, do presidente do PSOL estadual, Walmir Freire, do deputado Ivan Valente, do senador Randolfe Rodrigues, do deputado Edmilson Rodrigues, da vereadora Marinor Brito, do ex-senador José Nery, da ex-deputada Araceli Lemos, e de outras centenas de lideranças partidárias por todas as regiões do Pará.

Carrera está preparado para este desafio e saberá defender com altivez e sabedoria o programa do PSOL. A opção por seu nome vai ao encontro dos desafios traçados pelo PSOL em seu IV Congresso Nacional: o de constituir-se em alternativa real à polarização do campo das elites, com as candidaturas de Randolfe Rodrigues a presidência e Luciana Genro a vice. Uma chapa de lutadores sociais abraçada pela combativa militância do PSOL, desde a primeira hora.

A hora é agora. Este é o chamado que fazemos: unir o nosso partido para esta grande batalha eleitoral e imprimir uma dinâmica voltada para libertar o partido das práticas fraticidas, de atitudes inconsequentes e irresponsáveis que visam atingir nossas lideranças públicas, plantar desconfiança e minar a nossa força. É hora de colocar a nossa energia para fora, ouvir o clamor das ruas, dialogar diretamente com a população. E assim, conquistar mais uma vitória política e eleitoral para o PSOL.

O que nos move é a certeza de que podemos avançar e evitar outras décadas perdidas. O Pará precisa navegar por seus rios de esperança. Vamos juntos!

Marco Carrera

Marco Carrera é natural de Belém do Pará, 47 anos, sociólogo, formado pela Universidade Federal do Pará, especialista em gestão urbana e desenvolvimento local, técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e professor da rede pública estadual.

Atualmente, é coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Gestão Ambiental do Estado do Pará (Sindiambiental), fundador da Intersindical – Central da Classe trabalhadora, em Congresso realizado em abril deste ano. É também membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). Casado há 23 anos com a engenheira Sílvia Batista e pai de dois filhos.

Militante histórico do movimento socialista, Carrera integrou na década de 80 as fileiras do Partido Comunista Brasileiro, ainda na clandestinidade, na luta de resistência contra a ditadura militar no Brasil, com destacado papel na organização do movimento estudantil no Pará. Foi dirigente da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) e da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Na condição de sindicalista, ainda como servidor da Secretaria de Agricultura, tornou-se dirigente sindical e um dos fundadores da Intersindical dos Servidores Públicos do Estado. Carrera também colaborou com o Governo do Povo, entre os anos de 97 e 2004, na gestão do então prefeito Edmilson Rodrigues, como Coordenador do núcleo de participação popular, ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura, ajudando a fortalecer as experiências exitosas do Orçamento Participativo e do Congresso da Cidade. Vem colaborando, desde então, na elaboração dos programas de governo do PSOL.

Estamos com Carrera:

EDMILSON RODRIGUES – DEPUTADO ESTADUAL E DIRETÓRIO NACIONAL DO PSOL
MARINOR BRITO –EX SENADORA, VEREADORA DE BELÉM, EXECUTIVA ESTADUAL E NACIONAL DO PSOL
JOSÉ NERY – EX- SENADOR, EXECUTIVA ESTADUAL DO PSOL E CONSELHO DE ÉTICA NACIONAL DO PSOL
ARACELI LEMOS – DIRETÓRIO NACIONAL DO PSOL E EXECUTIVA ESTADUAL DO PSOL
WALMIR FREIRE –PRESIDENTE ESTADUAL PSOL
LUIZ ARNALDO CAMPOS – FUNDAÇÃO LAURO CAMPOS
ALDENOR JR – PRESIDENTE DO PSOL BELÉM
RONALDO SOARES – VEREADOR E PRESIDENTE DO PSOL DE PORTEL
HÉLIO OLIVEIRA – EXECUTIVA ESTADUAL E PSOL MARITUBA
CARLOS VAZ – VICE PREFEITO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ E DIRETÓRIO ESTADUAL
MAURO BRITO – DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL
CAROLINA DE OLVEIRA – DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL
ROSILENE REIS – DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL
RITA RIBEIRO – DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL
EDSON LUIS – DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL
JOELMA FERREIRA – DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL
RAILSON JONAS – DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL E PSOL CASTANHAL
RAUL LOUZADA – DIRETÓRIO ESTADUAL E PSOL DE ABAETETUBA
BRAZ MELLO – EXECUTIVA MUNICIPAL PSOL BELÉM
ADOLFO NETO – PROFESSOR UFPA E PSOL BELÉM
LÍVIA DUARTE – DIRETÓRIO MUNICIPAL BELÉM
OTÁVIO RODRIGUES – EXECUTIVA MUNICIPAL PSOL BELÉM
FRANCISCA AMORIM – PSOL BELÉM
ADRIANA AVIZ – DIRETÓRIO MUNICIPAL BELÉM E ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BENGUI
CHARLES AVIZ – ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BENGUI
LEILA PALHETA – DIRETÓRIO MUNICIPAL BELÉM
JUCILENE CARVALHO – PSOL BELÉM E CÍRCULO PALMARINO
INÊS SILVEIRA – PSOL SÃO JOÃO DE PIRABAS
PROFº GEORGE DE SÁ MAREIRA – EXECUTIVA MUNICIPAL DO PSOL DE TUCURUI
RAUL CEZAR PEREIRA – PRESIDENTE MUNICIPAL DO PSOL DE TUCURUI
MARCOS AUGUSTO PEREIRA DA ROSA – PRESIDENTE MUNICIPAL DO PSOL DE SANTA IZABEL DO PARÁ
OSMANO ASSIS OLIVEIRA – PSOL DE SANTA IZABEL DO PARÁ
MÁRCIO VEIGA – PRESIDENTE MUNICIPAL DO PSOL DE TERRA ALTA
PETRONILO ALVES – PRESIDENTE MUNICIPAL DO PSOL DE BARCARENA
MAURO SILVA MONTEIRO – PSOL DE BARCARENA
WALMIR BASTOS – PSOL BARCARENA
ADALMIR SILVA – PSOL IGARAPÉ MIRI
SERGIO LUIZ – PTE PSOL PONTA PEDRA
ADEMIR BITENCOURT – PSOL ABAETETUBA
ELPIDIO DE MORAES – PRESIDENTE DO PSOL DE VIGIA
ROBERTO SOUZA – PRESIDENTE DO PSOL CAMETÁ
RAIMUNDO NONATO PEREIRA – PRESIDENTE DO PSOL DE SANTA BÁRBARA
PAULO SILVA – PRESIDENTE PSOL NOVO REPARTIMENTO
VALNIERE BARBOSA – PRESIDENTE DO PSOL DE ELDORADO
FRANCINEI – PRESIDENTE DO PSOL DE SANTARÉM NOVO
MARIA DE NAZARÉ – PSOL DE INHANGAPI
EDINALDO MAGALHÃES – PRESIDENTE PSOL GARRAFÃO DO NORTE
MARIA LUCILENIA COUTINHO DE MEDEIROS – PSOL GARRAFÃO DO NORTE
CARLITO BRASIL – TRABALHADOR RURAL – PSOL DE CASTANHAL
IGOR JOSÉ – AGENTE DE SAÚDE – PSOL CASTANHAL
KECIANE RAMOS – ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DO ESTADO, CAMPO E CIDADE – AMECC – PSOL DE CASTANHAL
JOÃO ASSUNÇÃO – PRESIDENTE PSOL TRAQUATEUA
MAURÍCIO ATAÍDE – PSOL DE BENEVIDES
EDILSON SANTOS – PRESIDENTE DO PSOL DE SÃO SEBASTIÃO
ANTÔNIO GONÇALVES – PSOL DE BREU BRANCO
RAIMUNDO FITIOSQUE – PSOL E DEL. SINDICAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE CASTANHAL
JURACI SIQUEIRA – PSOL DE ANANINDEUA
MARIA DO SOCORRO – PSOL MOCAJUBA
JOSÉ GUILHERME – PRESIDENTE DO PSOL DE ABAETETUBA
EDELSON OLIVEIRA – PRESIDENTE PSOL DE ANAJÁS
MANOEL DO ESPÍRITO SANTO – PSOL ANAJÁS
RONALDO SOUZA – PRESIDENTE CPPSOL BENEVIDES
EMÍLIO CABÁ- PSOL DE BENEVIDES
FRANCISCO VANDO – PRESIDENTE PSOL CAPITÃO POÇO
DIONÍSIO DE OLIVEIRA MOURA – PSOL CAPITÃO POÇO
BENILDO JONAS – PRESIDENTE DO PSOL DE IPIXUNA DO PARÁ
MUISÉS LEAL – PSOL LIMOEIRO DO AJURU
ANTONIO ALEX ANDRADE DE OLIVEIRA – PSOL/ SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
JOÃO VIEIRA – PRESIDENTE PSOL ÓBIDOS/PA
FRANCISCO LOPES – PRESIDENTE PSOL PARAGOMINAS/PA
SAULO DE TARSO – PRESIDENTE PSOL SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ/PA
SANDRA MARIA ARAUJO DOS SANTOS – PSOL DE STO ANTÔNIO DO TAUÁ
INES BORBOSA – PSOL DE SÃO JOÃO DE PIRABAS
JOSÉ ARILSON OLIVEIRA – PRESIDENTE PSOL SÃO MIGUEL DO GUAMÁ /PA
JOSÉ ANDERSON ANDREDE DE OLIVEIRA – SECRETÁRILO MUNICIPAL DE JUVENTUDE – PSOL SÃO MIGUEL
GUMERCINDO GUSMÃO – PSOL DE CONCÓRDIA DO PARÁ
PROFº MANECA – PSOL DE ABAETETUBA
PEDRO – PRESIDENTE DO PSOL DE PIRABAS
MARIA IMACUÇLADA – CONSELHEIRA TUTELAR – PSOL ABATETUBA
ADEMIR BITTENCOURT – PSOL DE ABAETETUBA
MARCIO AMARAL – SEC. GERAL DO PSOL DE SANTA BÁBARA
NALDO PANTOJA DUARTE – PSOL DE ANANINDEUA
JOSÉ PESSOA LOBO – PSOL CAMETÁ
JOSÉ PESSOA LOBO – PSOL CAMETÁ
MARIA IMACULADA RIBEIRO – PSOL ABAETETUBA E CONSELHEIRA TUTELAR
MARIA CILDA FREITAS – PSOL E CONSELHO MUNICIPAL DE MULHER
VANESSA RODRIGUES – DIRETÓRIO ACADÊMICO UFPA ABAETETUBA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s