Sarau cultural em homenagem aos 180 anos da Revolução Cabana

[ONG INCLUIR, o COLETIVO BANDO CABANO]

sarau cabano cartazMoradores do bairro da Marambaia, em Belém,  realizam evento cultural para homenagear os 180 anos da Cabanagem, a maior revolução popular da historia brasileira.  Sarau Cabano da Marambaia. Com música, teatro e poesia. Uma iniciativa da ONG Incluir e Coletivo Bando Cabano.Dia: 7 de janeiro. Local: Praça Tancredo Neves, Marambaia, Belém. No evento também será divulgado o manifesto: MOVIMENTO CIDADANIA: PELA REFORMA IMEDIATA DA PRAÇA TANCREDO NEVES/ CONTRA O PAGAMENTO COMPULSÓRIO DA CELPA E A POLUIÇÃO VISUAL. 

Leiam:

Em 7 de janeiro de 1835, há 180 anos, escravos, negros, indígenas, lavradores, pobres, aliados a outros setores da sociedade paraense, protagonizaram o mais importante movimento popular do Brasil Império, a CABANAGEM. Foi uma verdadeira revolução social que buscou a liberdade dos escravos, a independência do domínio estrangeiro e o respeito à dignidade dos amazônidas, que viviam em situação de abandono e  opressão por parte do governo central.

Passado quase dois séculos da situação social e política que levou o povo a fazer revolução cabana, em especial o povo de Belém, não é muito diferente. O atual prefeito, que prometeu os 3S, Segurança, saúde e saneamento, abandonou a cidade e o povo que o elegeu. Violência e insegurança reinam em nossa capital que a deixa entre as mais violentas do planeta, com dezenas de mortes violentas todos os dias. A saúde encontra-se na UTI, de tão precária que está. São poucos médicos e poucos leitos; nas unidades de saúde não tem medicamento e elas não funcionam 24 horas, sem falar das filas intermináveis pra conseguir uma ficha de atendimento. O “S” do saneamento, esse mesmo que a gente não vê. É só olhar para o abandono de quase 12 anos da nossa Praça Tancredo Neves: mato, lama, lixo, sem brinquedos…

A nossa Praça já foi um espaço, limpo e ordenado, onde as nossas crianças brincavam, jovens namoravam e idosos passeavam e as pessoas vendiam seus produtos num ambiente ecologicamente adequado.

A Celpa que foi privatizada pelo governo do PSDB a preço de banana, e que há pouco tempo já foi vendida para novo grupo, agora impõe a nós consumidores, mais uma vez, a responsabilidade de pagar a mudança do padrão de controle que eles fazem do consumo de energia, e ainda deixa os nossos imóveis descaracterizados, feio, e desvalorizado, com poste de ferro e um registro, transformando a paisagem da cidade num verdadeiro caos.

Por isso, a ONG INCLUIR, o COLETIVO BANDO CABANO e o Centro Comunitário Tiradentes convidam você e sua família a participarem do Sarau Cabano que terá apresentação de filme, muita música e poesia com artistas da Marambaia e da Cidade. Este Também é um presente pelo aniversário da Cabanagem e de nossa Cidade que completará 399 anos, em 12 de janeiro de 2015.

Nós merecemos respeito. Nós pagamos os nossos impostos. O Prefeito não faz a sua parte. Nós temos o direito a uma Praça bonita, limpa e ecológica. Não somos obrigados pagar o que a CELPA cobra pela mudança do Padrão de energia. A Celpa não pode poluir visualmente a nossa casa e a cidade. Diga NÃO a imposição da CELPA. É Preciso resistir e lutar.

MOVIMENTO CIDADANIA: PELA REFORMA IMEDIATA DA PRAÇA TANCREDO NEVES/ CONTRA O PAGAMENTO COMPULSÓRIO DA CELPA E A POLUIÇÃO VISUAL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s